Doença Renal Policística

Doença Renal Policística

É uma doença genética que pode se manifestar em adultos ou crianças e leva a formação de inúmeros cistos nos rins e outros órgãos.  Em 60% das vezes está presente em outros casos na família.

A apresentação clínica é variável, mesmo entre familiares.

OS sintomas mais comuns são pressão alta, dor abdominal ou nas costas, vontade de urinar  durante a noite, sangramento na urina, infecções urinárias, cálculos renais e insuficiência renal, em geral, a partir dos 40 anos de idade. Em muitos casos pode haver necessidade de hemodiálise.

Pode existir envolvimento de outros órgão, como:  aneurismas cerebrais em até 15% das pessoas com rins policísticos, cistos no fígado 30 -85%, doenças nas válvulas cardíacas, doença diverticular, entre outros.

 

O diagnóstico e feito por exame de imagem como ultrasson, tomografia ou ressonância dos rins. Familiares também devem realizar exames  para excluir a doença.

 

 

É recomendado que portadores de doença renal policística tomem pelo menos 3 litros de água por dia e consulte regularmente seu nefrologista para tratamento mais específico.

 

Fonte : uptodate 2019

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *