SANGUE NA  URINA  –  HEMATÚRIA

 

A hematúria é o termo médico para o sangramento na urina.

O sangramento pode vir do rim (onde a urina é feita) ou em qualquer parte do trato urinário, como ureteres, bexiga, próstata ou uretra.

 

É importante investigar a causa da hematúria, porque ela pode significar uma condição grave.

TIPOS DE HEMATURIA

Existem dois tipos principais de hematúria: macroscópica e microscópica.

  • Hematúria macroscópica – A hematúria macroscópica significa que você pode enxergar o sangue. Neste caso, a urina pode ficar rosa, vermelha, vermelho-arroxeada, vermelho acastanhado ou cor de chá. Sempre que você vir sangue na urina, agende uma consulta com seu médico.
  • Hematúria microscópica – A hematúria microscópica significa que a urina é de cor normal, mas há um aumento no número de hemácias vistas com um microscópio, durante um exame simples de urina.

CAUSAS DO SANGUE NA URINA

  • Infecção da bexiga (também chamada de cistite aguda), que normalmente causa queimação ou dor ao urinar
  • Infecção renal, também chamada de pielonefrite
  • Pedras nos rins, que geralmente se apresentam com dor nas costas ou no abdome, unilateral
  • certas doenças renais
  • Exercício vigoroso ou lesão (por exemplo, queda de uma bicicleta)
  • Aumento da próstata (chamada hiperplasia benigna da próstata), que é um problema comum em homens idosos
  • Câncer de bexiga, próstata ou rim

Às vezes, a urina parece ter sangue porque há outras substâncias vermelhas (pigmentos) na urina. Isso pode acontecer se você ingerir uma quantidade excessiva de beterraba, corantes alimentares ou certos medicamentos.

TESTES DIAGNÓSTICOS

Há vários testes disponíveis para determinar a causa do sangramento:

  • Testes de urina – Os testes de urina podem fornecer pistas sobre a causa da hematúria. Isso pode incluir um exame simples de urina, que é realizado com um teste com fita reagente e, às vezes, um microscópio para analisar o conteúdo da urina. Outro teste que pode ser realizado é uma citologia de urina, que usa um microscópio para analisar células do revestimento da bexiga e do rim.

 

  • Exames de sangue – Exames de sangue podem ser usados ​​para procurar evidências de doenças renais ou outras que possam causar hematúria.
  • Tomografia computadorizada – A tomografia computadorizada é um exame radiológico que examina as estruturas dos rins, dos ureteres e da bexiga. Os cálculos renais ou anormalidades geralmente podem ser vistos.
  • Cistoscopia – A cistoscopia é um procedimento em que um pequeno tubo com uma câmera é inserido na bexiga através da uretra. Um gel anestésico é aplicado para diminuir o desconforto. Em alguns casos é necessária anestesia. Porém a grande maioria dos pacientes tolera este procedimento muito bem. Durante a cistoscopia, se tecido anormal é visto, uma biópsia pode ser feita para melhor análise.
  • Biópsia renal – Durante uma biópsia renal o médico remove um pequeno pedaço de tecido do rim; o tecido é posteriormente examinado com um microscópio para sinais de doença renal. O procedimento em geral é realizado no hospital, com anestesia local.

TRATAMENTO

em geral, o tratamento visa tratar a causa específica, se ela  puder ser determinada pelos exames diagnósticos.

TESTES DE ACOMPANHAMENTO – Se nenhuma causa para a hematúria for encontrada durante a avaliação inicial, exames de sangue, urina, imagem e monitoramento da pressão arterial podem ser recomendados a cada três a seis meses. Principalmente se o paciente é tabagista, tem mais de  50 anos ou se expõe a produtos químicos industriais, devido ao maior risco de câncer de bexiga.

 

Fonte: Up To Date 2019

 

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *